October 11, 2018

March 21, 2018

March 20, 2018

March 12, 2018

Please reload

Posts Recentes

Concavo & Convexo

October 11, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Luzes do Divino

Um dos destinos deste ano em Maio será a cidade de São Luiz do Paraitinga, a qual realiza diversas festas da cultura popular brasileira. Uma das festas mais tradicionais da cidade é a Festa do Divino.

 

 

A festa é uma celebração religiosa e cultural, que surgiu no início do século 19. Ela acontece 40 dias após a Páscoa, realizando uma novena, uma estrutura comum da maioria das Festas do Divino que conhecemos em outras cidades, porém acrescenta muitos elementos da cultura popular local. Muitas apresentações de músicos da cidade, grupos cantando seus versos sobre pessoas, Pau-de-sebo, saída dos bonecões, Dança de Fita, Congada, Moçambique, Catira, a tradicional Cavalhada e muitos grupos folclóricos de outras cidades.

 

 

Dois pontos altos da festa acontecem no último final de semana, um é a famosa distribuição do “afogado”, um prato típico da região, feito com carne e batatas, acompanhado de arroz, macarrão e farinha. Ele é preparado com produtos doados por voluntários e é servido gratuitamente para o público. Segundo ponto é a realização da procissão, andores artisticamente confeccionados percorrem as ruas da cidade, acompanhados pelos religiosos, crianças vestidas de anjinhos, muitas bandeiras que são abençoadas durante a festa e os grupos folclóricos com seus instrumentos.

 

Gostou? Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre esta festa maravilhosa que é repleta de cultura imaterial, registrar momentos únicos e ainda realizar um workshop com atividades práticas com o Fotógrafo Emidio Luisi?

 

Saiba mais aqui em Workshop "Luzes do Divino"

 

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags