“A importância da artes plásticas na fotografia”
Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) foi um dos artistas europeus mais importantes da virada do século 19 para o século 20, momento decisivo para a arte moderna e palco para as transformações políticas, econômicas e sociais que até hoje marcam a vida nas cidades. Por essa importância, a Fotograma Imagens visitou a Exposição TOULOUSE-LAUTREC EM VERMELHO no MASP que traz a mais ampla exposição dedicada ao artista no Brasil, abarcando toda a sua produção, desde os primeiros anos, na década de 1880, até o fim de sua vida, e reunindo 75 obras e 50 documentos.
"Desde sua invenção nos anos 20 e 30 do século XIX a Fotografia propiciou uma transformação na pintura, que até então vinha sendo a alternativa de captar aquilo que se via. Por intermédio do desenho, a cena que queria se reproduzir. Quando a fotografia passou a desempenhar esse papel, os pintores tiveram que encontrar novas alternativas e técnicas para poder se diferenciar daquilo que a fotografia fazia melhor que o desenho. Esse foi um impulso para que surgissem as escolas impressionistas, e assim todas as outras escolas com seus “ismos”. Toulouse-Lautrec foi um pintor pós-impressionista e revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau."
Emidio Luisi
“A feiura, onde quer que esteja, tem sempre um lado belo; é fascinante descobrir beleza onde ninguém a consegue ver.”
Toulouse-Lautrec
* Fotos Emidio Luisi
Informações:
Exposição: TOULOUSE-LAUTREC EM VERMELHO
Período: 30/06/2017 a 01/10/2017
Horários: Terça-feira a Domingo: 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30) Quinta-feira: 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Local: Avenida Paulista, 1578 Bela Vista – São Paulo – SP
Curadoria: Adriana Pedrosa
Realização: MASP
Fonte e mais informações: Site MASP
Comments