Luzes da Toscana

Orientação: Emidio Luisi

Este encontro Fotográfico, um workshop que acontece uma vez por ano na Itália, sob orientação do fotógrafo Emidio Luisi. 

A viagem para a Toscana, já é um grande prazer.

Queremos unir o prazer da viagem à experiência do orientador em realizar workshops e projetos culturais ligados a temática da “Etnofotografia”. Este gênero fotográfico tem como objetivo estimular a pesquisa das características do modo de vida de uma determinada comunidade (Toscana), sob os aspectos de sua arquitetura, suas profissões, seu comércio e entre outras, para assim fazer uma sinopse fotográfica tornando possível preservar a sua memória. 


Cada participante levará seu equipamento digital. Como segundo objetivo do workshop é compartilhar experiências, o portfólio a cada participante será analisado pelo orientador do grupo em sessões coletivas ao longo da viagem, o que poderá contribuir no desenvolvimento de projetos autorais. 

Ao término do workshop será fornecido um certificado de participação.


 

ROTEIRO PRÉVIO - TOSCANA

 

Chegada, Hospedagem e Atividades Diárias

1º Dia Partida  - Sexta-feira

Saída de São Paulo

2º Dia Chegada -  Sábado 


Chegaremos pela manhã. No próprio aeroporto haverá um transporte a nossa espera, que nos levará para o Hotel Fazenda em San Gimignano. Tarde livre. À noite, no jantar, teremos uma projeção/palestra sobre a Toscana
As saídas diárias serão após o café da manhã. Passaremos o dia nas cidades abaixo descritas, retornando no final da tarde.

Toda noite jantaremos juntos na fazenda. Um transporte nos levará do hotel fazenda aos lugares do nosso roteiro, e nos trará de volta. 


O café da manhã e o jantar serão servidos na fazenda. Todos os alimentos são orgânicos e produzidos no local, incluindo o trigo, as verduras, a carne, o leite.

- 3º Dia - Domingo 

 

Siena

Cercada por vinhedos dos quais se extraem estupendas garrafas do autêntico Chianti, Siena faz jus à fama de lugar romântico dos que só se encontram na Toscana, com seu Centro Histórico medieval muito bem preservado. Vista de cima pela Torre del Margia, Siena parece um labirinto, de tão estreitas que são muitas de suas charmosas vielas. O emaranhado de ruazinhas, contrasta com a amplitude da Piazza del Campo que é a principal praça por lá, onde ocorre o “Palio di Siena” que é uma manifestação cultural de disputa entre os feudos com origem Medieval.

Monterrigioni

Apenas alguns quilômetros acima de Siena, no coração da Toscana, uma preciosidade medieval encanta quem se aventurar a entrar em suas muralhas ainda bem preservadas, em plena região de Chianti. Foi construída no início do século XIII e logo se transformou em um posto militar com o objetivo de defender as fronteiras do norte de Siena contra as invasões Fiorentina.

- 4º Dia - Segunda-feira

Pisa

Quem vai para Toscana, na Itália, não pode deixar de visitar essa cidade, muito conhecida pela famosa torta Torre de Pisa e por Galileu Galilei que nessa mesma cidade, nasceu.

Lucca

Para começar a visita à cidade, podemos partir da Catedral, dedicada a São Martinho. A igreja é um dos exemplos mais importantes do estilo românico-gótico da Itália, iniciada no século XI e concluída no século seguinte. A Praça Napoleão  tem acesso pelas quatro portas das antigas entradas da cidade. A Praça do Anfiteatro é um tesouro para o município de Lucca, com seus restaurantes acolhedores e lojinhas de pintores e artistas.

- 5º Dia 

Empoli 

Uma comuna italiana da região da Toscanaprovíncia de Florença, com cerca de 44.012 habitantes. Estende-se por uma área de 62 km²,  é tipicamente ligada aos costumes italianos. Acredita-se que era povoada antes mesmo do império romano, pois a cidade margeia o conhecido rio Arno.

Vinci

Um vilarejo de apenas 1,5 mil habitantes cuja fama se deve a seu mais ilustre filho: Leonardo, é claro. Além da casa onde o artista e inventor nasceu, é muito interessante visitar o pequeno Museo Leonardiano, instalado em um castelo do século XI. Nele podem ser vistas várias das invenções de Da Vinci, inéditas e inimagináveis na sua época, como equipamentos de construção civil, tanques de guerra, escafandros, paraquedas e até uma de suas máquinas ­voadoras. 

- 6º Dia - Quarta-feira 

Firenze 

O Duomo di Firenze é algo de tirar o fôlego de qualquer fotógrafo, você acha que já se recuperou, segue adiante, e dá de cara na Piazza della Signoria, com a réplica do Davi de Michelangelo, e assim por diante a cada momento uma nova obra de arte de surpreendente. Não importa se você gosta ou não de museus, em Firenze respira-se arte. Na Accademia é possível visitar o verdadeiro Davi de Michelangelo, no Uffizi tem a famosa Venus, e assim por diante. Opção é que não falta!!!

Fiesole

A cidade surge em uma colina há poucos quilômetros de Florença e é uma meta turística famosa pela beleza da sua paisagem e por sua riqueza histórica e cultural.  Fiesole é ideal para quem procura relaxamento e um pouco de paz no silêncio das colinas verdes, possui uma história ilustre, de origem Etrusca e depois foi conquistada pelos romanos e Longobardos. Os Etrucos eram uma civilização muito evoluída que habitou a Itália Central antes dos romanos.

- 7º Dia - Quinta-feira

Certaldo

Conhecida como a cidade de Giovanni Boccaccio porque foi aqui que o grande poeta e escritor do século XIV nasceu e viveu parte da sua vida. Uma das maneiras mais sugestivas de chegar em Certaldo Alto é pegando o funicular na Piazza Boccaccio na cidade baixa. Em pouco mais de um minuto você chega até a área mais antiga de Certaldo, com direito a apreciar uma vista encantadora.

O artista e marceneiro Giancarlo Masini criou um verdadeiro museu dedicado aos pregos de todos os tipos e épocas, onde você poderá conhecer utensílios dos camponeses, ver um presépio feito de pregos.

San Miniato

Em uma posição estratégica, entre Pisa e Florença, muito próxima também à zona do Chianti e de Siena, conhecida como a cidade dos Tartufos. O famoso “tartufo bianco” vira o protagonista da vez numa cidadezinha encantadora, no coração da Toscana.

- 8º Dia - Sexta-feira  

 

Visita Hotel Fazenda

A 5 km de San Gimignano e tem mais de 100 hectares de terra cultivada organicamente. Tem 24 hectares de vinhas nas quais são produzidas algumas variedades como Vernaccia di San Gimignano, a videira autóctone por excelência, o Sangiovese para o famoso Chianti, o Canaiaolo, o Colorino, o Malvasia e o Trebbiano para o Vinsanto tradicional.

San Gimigniano

Desenvolvida desde o século X sobre um monte de 334 metros de altura, com imbatível vista para o Vale de Elsa, San Giminiano é uma das preciosidades da Toscana. Seu conjunto arquitetônico medieval, restaurado a partir do século 19, funciona como um impecável cenário para os visitantes que circulam pelos cafés, lojas e restaurantes de suas ruelas. A cidade era conhecida também por ostentar várias Torres de onde se pode contemplar as belezas toscanas, hoje só resta cerca de um quinto das mais de setenta que chegaram a ser construídas por famílias rivais com forma de ostentação de poder.

- 9º Dia -  Sábado - Embarque para o Brasil  (Maio de 2021)

Investimento:

 

HOSPEDAGEM/ALIMENTAÇÃO/TRANSPORTE TERRESTRE/WORKSHOP .............................................. (Em negociação)

*O transporte aéreo não estará incluso no pacote. 

Formas de pagamento

Via depósito bancário.

Todo dia 05 do Mês
Pagamento será efetuado para a Fotograma Imagens, e poderá ser dividido em 12 parcelas de Euro.

O valor do euro será cobrado no valor do cambio do dia do pagamento da parcela, a última parcela deverá ser paga no mês de embarque para a viagem.

Hotel Fazenda: Hospedagem / Alimentação (café da manhã, jantar com sobremesa, licores, grapa e vinho à vontade)
                             Transporte terrestre/Workshop / (transporte buscando e levando no aeroporto e passeios durante a semana)

 

Caso o contrato seja assinado a partir de Maio de 2020, o número de parcelas será de 12, e o valor de cada parcela será dividido pelo total de euros e assim sucessivamente, conforme o mês que for assinado, ou seja vai diminuindo o número de parcelas e aumentado o valor de cada parcela.

Vagas são limitadas

Para o projeto ser realizado precisa ter no mínimo 50% de participantes.

Caso haja interesse preencha a ficha de inscrição.

Sugestão de Vôo – Ida e Volta

 

 

Partida do aeroporto de Cumbica Guarulhos, com chegada dia 05/21 em Roma no aeroporto de Fiumicino as 07h da manhã (horário local).

*As vagas são limitadas pela ordem de inscrição e a efetivação da matricula são um dos critérios para seleção dos participantes.

*Caso de desistência por qualquer motivo, as parcelas já pagas não serão devolvidas, pois os fornecedores são pagos antecipadamente.

Toscana

Em algum lugar está escrito que até podemos já nascer mestres, mas viajantes nos tornamos (ou não) ao longo da vida. E nenhuma terra mais do que a Toscana tem estimulado a curiosidade, a paixão a cultura de inteiras gerações. Percorremos estradas de pura emoção, com obras de arte e a mais alta tradição culinária. A cada dia uma descoberta, a cada dia um itinerário diferente. Aqui, a localização é a do sentimento, o tempo é o da mente e a direção certa é estar sempre acompanhado de uma bela paisagem. Você está na Toscana!


Depoimentos de participantes dos anos anteriores:

Turma do Encontro Fotográfico de 2017

 

O workshop foi um desses presentes que a vida nos reserva com várias caixinhas uma dentro das outras. À medida que fui abrindo-as tive a certeza que a Toscana é encantadora. Da sua linda capital até as belas cidadezinhas medievais, situadas no alto de montanhas com plantações peculiares. E a turma então? Com diversidades, bom humor, solidariedade, novas amizades, recepção perfeita na Fazenda que nos hospedou, sabores, vinhos, gelatos, massas, pães esplêndidos, rosas, descoberta de raridades, como por exemplo, a pura contemplação sob vários ângulos fotográficos e luzes... Culminando com a abertura da última caixinha chamada San Gimigniano. Tudo sob o comando do maestrino Luisi. Bravíssimo!!!!

Maria Neli

São Paulo/SP

 

Quando decidi fazer o Workshop LUZES DA TOSCANA com o prof. Emidio Luisi, não tinha dimensão da grandiosidade deste curso. Fantástico, Maravilhoso, inesquecível. São palavras que não descrevem a minha satisfação em participar desse evento fotográfico. Lá aprendi que fotografia é muito mais do que composição, exposição. Aprendi a fotografar com o olhar, pois em cada caminho que traçamos existem várias fotos para serem clicadas.

Wedson Dias
Caruaru/PE

 

O workshop Luzes da Toscana foi muito além das minhas expectativas. É claro que o lugar é MARAVILHOSO, mas a interação do grupo foi muito legal e as discussões técnicas sobre fotografia lideradas pelo Emidio Luisi foram muito esclarecedoras, interessantes e produtivas. Ao longo da semana o "olhar" de todos foi mudando e isso se refletiu nas fotografias de maneira muito positiva. Ficou um gosto de quero mais.

Lucila de Avila Castilho
São Paulo/SP

 

Prezado Emídio, gostaria de agradecer-lhe a oportunidade de participar do Workshop Luzes da Toscana! Sua competência na organização do evento e sua maestria ao conduzir nosso olhar foram surpreendentes! 
Os locais idílicos pelos quais nos guiou, associados à recepção calorosa e bem estruturada que recebemos todo o tempo, e ainda a um grupo interessado, em que a afinidade foi imediata, transformou a experiência em algo inesquecível! Pode ter certeza que esta viagem alterou a minha forma de ver, sentir e realizar fotografia! Superou todas as minhas expectativas!!! Obrigada a todos do grupo, a quem hoje chamo meus queridos amigos!!!

Anna Christina Testi Trimmel
Santos/SP

 

Participar do projeto 'Luzes da Toscana' e acompanhar o grupo foi uma experiência maravilhosa. Desvendar uma nova cultura, explorar seus costumes e etnia, por meio da fotografia, me fez crescer enquanto pessoa e profissional. Além de contar com o olhar cuidadoso e as orientações do nosso mestre, o fotógrafo Emidio Luisi."

Bruna Moreschi, assistente do projeto.
Araraquara/SP

 

Viagem que realizou um sonho em lugares incríveis e a certeza de ter trazido na bagagem um grande acervo fotográfico e de conhecimento em historia e fotografia. Obrigada pelo convite, Mestre Emidio.

Mary Padovan
Presidente Wenceslau/SP

 

O convite para o workshop veio ao encontro do meu desejo de conhecer a região da Toscana. O medo e a ansiedade por ser minha primeira viagem na companhia de pessoas que eu não conhecia foram logo superados pelo carinho acolhedor de todos e pela cumplicidade crescente entre o grupo. Estar na Toscana foi me permitir ser envolvida pela magia de uma região onde todos os sentidos são estimulados. Foi a sensação de estar na linha do tempo, entre o passado e o presente. Foi me perder e me achar nas ruelas das pequenas cidades que deixam livre a imaginação. E, ao findar, ter a certeza de que o workshop e o grupo já fazem parte da minha história e que, de uma maneira ou de outra, estarão sempre presentes na minha vida.

Stella Guimarães
Goiânia/GO

 

Uma das melhores experiências de minha vida!

Sergio Luiz Vieira
São Paulo/SP

 

​© Fotograma Imagens