BLOG

German Lorca: 70 Anos de Fotografia

17/09/2018

“A importância do Fotoclubismo no trabalho de German Lorca”

 

 

 

Os Fotoclubes ao longo da história da fotografia Brasileira foram propulsores de movimentos de grande influência e contribuíram para a modernização da linguagem e a busca da fotografia com o conceito de obra de arte. No Brasil seu auge foi dos 40 até meados de 60, no Rio de Janeiro eles despontam no início do século 20, tornando-se assim por três décadas  o centro dos fotoclubes no Brasil.

 

 

No ano de 1939 é fundado o Fotoclube Bandeirantes, que abriu espaços para os fotógrafos se manifestarem de maneira que tinham liberdade para experimentar e exercitar o trabalho autoral. Desse movimento pioneiro surgiram nomes como Geraldo de Barros, Thomaz Farkas e German Lorca que como ele diz num dos textos da exposição “Fotografia de Arte” atuou em diferentes campos da fotografia da foto Publicitária, institucional e seu carinho especial com São Paulo, que vem acompanhando e registrando as transformação e sua modernização

 

 

Temos que destacar a Curadoria de Rubens Fernandes Jr. Com a assistência de José Henrique Lorca, a montagem os textos a distribuição do material é bem didático e contribui muito para o entendimento e a importância da obra de German Lorca.

 

 

FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO

A mostra German Lorca: Mosaico do Tempo, 70 Anos de Fotografia, revisita vida e obra de um dos mais relevantes fotógrafos brasileiros, que permanece em atividade aos 96 anos.

German Lorca atuou em diferentes campos da fotografia e carrega a fama de grande fotógrafo de São Paulo, tendo acompanhado e registrado a modernização da cidade.

Nascido em 1922, o artista segue experimentando as evoluções tecnológicas: guarda um grande acervo de câmeras, mas também fotografa com seu smartphone.

A exposição se distribui em dois andares do Instituto Itau Cultural para revisitar seu histórico de produção, apresentando suas fotografias mais icônicas, suas diferentes facetas de atuação – de fotografias autorais a imagens publicitárias –, sua história no Foto Cine Clube Bandeirante e seus registros da cidade de São Paulo.

Para contar sua trajetória e construção de carreira, o espaço reúne ainda retratos de família, a primeira fotografia que tirou, autorretratos, certificados, troféus e medalhas, além de homenagens recebidas, como registros que outros fotógrafos fizeram do artista.

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Paraíso, SP.

Aberta de terça a sexta, das 9h às 20h, sábados e domingos, das 11h às 20h.

Entrada gratuita. Até 04/11/18.

 

As reflexões e comentários sobre fotografia podem ser aprimoradas por meio de workshops oferecido pela Fotograma Imagens e orientados pelo fotógrafo Emidio Luisi. Saiba mais:

 

Workshop

O Fotógrafo em Busca do Seu Olhar

 

Desenvolve e orienta a criatividade e o raciocínio, e informalmente discute os caminhos que um fotógrafo deve seguir para se tornar o autor de suas imagens.
Uma parte importante do curso são as atividades práticas (em sala de aula e  saída fotográfica). Cada atividade prática é sempre seguida de análise e comentários do material produzido, para dar ao participante uma visão crítica de suas fotos.

As aulas teóricas são complementadas com filmes e livros que abordem a fotografia em suas diversas  atividades.

 

 

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Posts Em Destaque

Concavo & Convexo

October 11, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 11, 2018

March 21, 2018

March 20, 2018

March 12, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

​© Fotograma Imagens