PROJETOS REALIZADOS

50 Contos em Tons de Sépia

 

Ano: 2013

 

Local: SESC do Carmo, São Paulo

 

Projeto: Fruto de uma oficina de escrita criativa ministrada pelo Prof. Welington de Andrade, a exposição reúne fotografias do acervo pessoal dos participantes e imagens do cotidiano dos idosos, especialmente concebidas pelo fotógrafo Emidio Luisi.

 

Idealização: Equipe SESC Carmo

 

Autores dos Contos e Fotos de Acervo Pessoal: Idosos Participantes da Oficina

 

Fotos: Emidio Luisi

Antunes Filho – poeta da cena

 

Ano: 2012

 

Local: SESC Santos

 

Projeto: A exposição apresenta 64 fotos dos espetáculos do CPT/SESC (Centro de Pesquisa Teatral) contidas no livro Antunes Filho, Poeta da Cena, de Emidio Luisi e Sebastião Milaré, lançado pela Edições SESC. Emidio Luisi nasceu na Itália e veio para o Brasil com sete anos, onde iniciou a carreira de fotógrafo, em meados da década de 1970.

 

Fotos: Emidio Luisi

 

Textos: Sebastião Milaré

Ballet Stagium 35 anos

 

Ano: 2007

 

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé – São Paulo

 

Fotografias: Emidio Luisi

 

Palestra e Workshop: Emidio Luisi

Caixa Memória -
O Novo e Velho Centro

 

Ano: 2000

 

Local: Caixa Cultural Praça da Sé, São Paulo.

 

Projeto realizado a partir de Workshop, cujo objetivo principal era preservar a memória na virada do Século do centro da cidade de São Paulo partindo do marco zero na Praça da Sé e seus parques e praças, comércio, arquitetura e pessoas.

 

Curadoria: Emidio Luisi

Texto: Wladimir Catanzaro

Fotógrafos Orientadores do Workshop : Renata Falzoni; Jorge Araújo; Jorge Rosenberg; Eduardo Albarello; Antonio Milena

Caixa Populi

 

Ano: 2000

 

Local: Conjunto Cultural da Caixa (Sé e Paulista)

Caixa Populi é um Projeto Fotográfico sobre as principais etnias que compõe a cidade de São Paulo. Foi realizado a partir de workshops que culminaram em exposições e livro sobre o tema.

 

Curadoria: Emidio Luisi

Textos: Wladimir Catanzaro

 

Etapa 1:  Italianos, Portugueses, Espanhois, Alemães, Franceses e oriundos de países árabes.

Etapa 2: Japoneses, Judeus, Chineses, Coreanos, Gregos, Latino-americanos e Europeus Orientais.

Etapa 3: Ingleses, Holandeses, Norte-americanos, Africanos, Negros, índios, Indianos e Migrantes.

Etapa Final  : Todas as Etnias 

Fotógrafos Etapa 1: Daniella Sandrini, Eduardo Martino, Eliane Piva, Esther Lerner, Isabella Carnevalle, Ivan Luis Gomes, Lívia Aquino, Marcos Marini, Maurício Piffer, Marilu Martins, Milena Szafir, Monalisa Lins, Monica Fleury, Paulo Kawazoe e Sérgio Neves.

 

Fotógrafos Etapa 2: Ana Mesquita, Cristiane Beneton, Eliane Coster, Enio Isshiki, Fabiola Mendonça, Guilherme Andrade, Ivan Sayeg, Kyoe Lizuka, Lin Zhen Li, Maria Fernanda Lima, Madalena Marangoni, Patrícia Cardoso, Perla Rosseti, Valéria Vaz, Vanessa Kraml. 

 

Fotógrafos Etapa 3: Andrea Zaguini, Adriana Vichi, Andréa Di Ricco, Camila Gauditano, Carla Romero, Denise Camargo, Jacqueline de Oliveira, Marcos Blau, Marcos Ribeiro Spinola, Marise Rangel, Melissa Haidar, Paulo César Rocha, Valeska Achenback, Wagner Gil, Wilma Yabiku.

 

Fotógrafos Orientadores Etapa Final : Edu Garcia, Emidio Luisi, Iara Venanzi, Helcio Nagamine, Masao Goto Filho, Giandália, Silvio Ribeiro

Etnofotografia Pinheiros
- Nosso Bairro Nossa Gente

 

Ano: 2010/2011

 

Local: SESC Pinheiros – São Paulo

 

Projeto: A Mostra foi resultado do curso de Etnofotografia orientado pelo fotógrafo Emidio Luisi e, que teve entre seus objetivos, pesquisar as características do bairro de Pinheiros. Produto do trabalho e do olhar dos quatorze participantes, as fotografias oferecem a diversidade de aspectos urbanos e humanos em um dos locais mais significativos da cidade de São Paulo.

 

Curador: Emidio Luisi

Fotógrafos: Alexis Perez, André Melo, Ana Luiza Frangello, Cândida Morales, Diego Bezzerra, Flávio Sganzerla, Maria Fernanda Ortiz, Marcelo Vigneron, Mitsuo Yamamoto, Robson Vasquez, Ricardo Lou, Roberto Lajolo, Sidney Scarazzati, Vanessa Costa. 

Fotojornalismo no dia a dia

 

Ano: 1999

 

Local: Conjunto Nacional da Caixa – Sé, São Paulo

 

Curadoria: Emidio Luisi

 

Projeto: Projeto realizado com um grupo de Fotógrafos do Jornal Estadão cujas imagens das pautas diárias se transformaram em uma exposição coletiva com o tema: Fotojornalismo no Dia-a-Dia.

 

Fotógrafos: Agliberto Lima, Caio Guatelli, Celso Junior, Epitácio Pessoa, Heitor Hui, Itamar Miranda, José Cordeiro, J. F. Diório, Kathia Tamanaha, Kenji Honda, L. C. Leite, Marcos Mendes, Maurilo Clareto, Milton Michida, Mônica Zarattini, Paulo Liebert, Paulo Pinto, Robson Fernandes, Sebastião Moreira, Sílvio Ribeiro, Vidal Cavalcanti. 

Workshop e Exposição História dos Bairros de São Carlos

 

Anos: 2002 / 2003

 

Local: SESC São Carlos

 

Projeto: Workshop etnofotográfico e Exposição sobre a história dos bairros da cidade de São Carlos. Cujo objetivo principal foi integrar a comunidade dos bairros com os fotógrafos participantes, para que se possa entender e preservar a história e a memória da cidade.

 

Curadoria: Emidio Luisi

 

Fotógrafos participantes: Altino, Andréia Reis, Bê Caviquioli, Eduardo Cleto Pires, Elien Alves, Essio Pallone Filho, Izabel de Rose, João Moura, Krusty, Marcello Lima, Marlei C. Larocca, Paula Petracco, Richard Santos, Rosangela do Valle, Vera Méo. 

Exposição: Ocupação Stagium

 

Ano: 2011

 

Local: Itaú Cultural, São Paulo.

 

Projeto: A 11ª Edição do Projeto Ocupação comemorou os 40 anos do Ballet Stagium e refez a trajetória do grupo por meio de centenas de registros audiovisuais de ensaios, viagens, apresentações e situações cotidianas. Um verdadeiro percurso cenográfico.

 

Cenografia: Carlos Gardin e Marcelo Larrea.

 

Curadoria: Edgard Duprat, Carlos Gardin, Pedro Markun.

 

Fotos: Emidio Luisi

Lançamento do Livro Kazuo Ohno

 

Ano: 2003

 

Local: Instituto Tomie Ohtake

 

Projeto: Lançamento do livro Kazuo Ohno (Editora Kosac & Naify) com fotos de Emidio Luisi e edição de Inês Bogéa. Raul Loureiro elaborou a edição do livro, em formato de origami feito à mão em papel curauá. O livro ilustra a trajetória do bailarino de butô Kazuo Ohno em suas vindas para o Brasil em 1986 e 1997. O Lançamento integrou a Programação do Leituras do Corpo Japonês 2, evento organizado pela Fundação Japão. Houve exibição de vídeos e palestra com a pesquisadora Christine Greiner. 

Exposição Kazuo Ono

 

Ano: 2004

Local: Brasília

Projeto: Trajetória do bailarino de butô Kazuo Ono em suas vindas para o Brasil em 1986 e 1997.

Fotos e Curadoria: Emidio Luisi

 

Exposição Kazuo Ono – Fotografias de Emidio Luisi

 

Ano: 2005

Local: Conjunto Cultural da CAIXA – Galeria da Paulista

Projeto: Trajetória do bailarino de butô Kazuo Ono em suas vindas para o Brasil em 1986 e 1997.

Curadoria e Fotos: Emidio Luisi

Lance 1000

 

Ano: 2001

 

Local: Metro Sé/Oswaldo Cruz

O Projeto: A Exposição fez parte do Projeto Cultural das Faculdades Oswaldo Cruz. Onze fotógrafos capturaram momentos do esporte e transformaram em fragmentos da história. A Exposição contou com curadoria do fotógrafo Emidio Luisi em parceria com o Jornal Lance! e a revista A+.

 

Curadoria: Emidio Luisi

 

Fotógrafos: Ari Vicentini, Cléber Mendes, Daniel Augusto Júnior, Ivan Storti, Júlio César Guimarães, Márcio Rodrigues, Maurício Lima, Nelson Almeida, Reginaldo Castro, Ricardo Ayres, Sérgio Morais. 

Lapa Capital do Mundo

 

Ano: 1991/1992

 

Locais: Espaço Cultural Tenda da Lapa – São Paulo. Shopping West Plaza – São Paulo.

 

Projeto: Mostra Fotográfica que contou com as transformações arquitetônicas, sociais e econômicas vividas e sofridas pela Lapa. O Projeto teve como intuito resgatar a memória e preservar a história do bairro. O fotógrafo Emidio Luisi e sua equipe trouxeram um acervo que partiu da época em que a região passou a integrar o urbano de São Paulo com a chegada da rodovia, indústrias, ingleses e principalmente, italianos. 

Nossa Terra, Nossa Gente

 

Ano: 2011

 

Local: Instituto Carrefour

 

Projeto:  A exposição apresenta uma seleção de fotografias em preto e branco, realizadas nos últimos 30 anos retratando os costumes, o dia a dia, a casa, o lazer e fortes expressões.
 

Realização: Instituto Carrefour

 

Fotos: Emidio Luisi

 

Assistente de Produção: Bruna Moreschi

Ampliações e escaneamentos:

Tratamento das Imagens: Walter Carneiro

Texto: Wladmir Catanzaro

O Palco de Antunes

 

Ano: 2000

 

Local: Conjunto Cultural da Caixa – São Paulo

 

Projeto: Exposição Fotográfica de Emidio Luisi sobre a trajetória de Antunes Filho ao longo de seus 50 anos de teatro.

 

Fotos: Emidio Luisi

 

Projeto Cênico da Exposição: Pietro Luisi

 

Textos: Wladimir Catanzaro e Mariângela Alves de Lima

Exposição Paesani

 

Ano: 2012

 

Local: SESC Pinheiros - São Paulo

 

O Projeto: A exposição é resultado de uma pesquisa iniciada em 1982 sobre a história da imigração italiana na capital paulista.

 

Fotos: Emidio Luisi

 

Textos: Wladimir Catanzaro

Painel  Fotografia de Espetáculo

 

Ano: 2008

 

Local: SESC Santana - São Paulo

 

Projeto: Painel que mostra alguns dos melhores momentos da fotografia de palco feita por Emídio Luisi em sua longa carreira registrando espetáculos de dança e teatro. Foyer do Teatro. 

 

Fotos: Emidio Luisi

Exposição Paulistanos da Paulista

 

Ano: 2003

 

Local: Conjunto Cultural Caixa – Av. Paulista

 

Projeto: O Projeto foi realizado a partir de Workshops e tentou buscar o lado humano da avenida, ou seja, quem mora na paulista. O cotidiano da Avenida a partir de seus moradores.

 

Curadoria: Emidio Luisi

 

Textos: Wladimir Catanzaro

 

Fotógrafos participantes: Adriana Bertier, Aline Piffer, Arthur Calasans, Bianca Tomie, Daniel Waintein, Davylim Dourado, Flávio Sganzerla, Ike Levy, Karina Tengan, Kátia Souza, Letícia Belmonte, Lucas Barreto, Márcio Neves, Peca Siqueira, Sérgio Zacchi. 

Exposição Paulo Pires

 

Ano: 2004

 

Local: Centro Cultural da USP, São Carlos (SP)

 

Projeto: Lançamento do livro da obra fotográfica de Paulo Pires.

 

Edição: Fotograma Imagens

 

Textos: Wladimir Catanzaro

 

Curadoria: Emidio Luisi

Prêmio APCA Fotografiia 2011 

 

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) elegeu os profissionais que mais se destacaram em 2011, em diferentes vertentes artísticas. Em reunião realizada na noite dessa segunda-feira 12, em São Paulo, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, 55 críticos escolheram os melhores nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.
Os escolhidos receberão o troféu em uma cerimônia realizada no dia 13 de março de 2012, no teatro Sesc Pinheiros, em São Paulo.  

São Carlos de todos os povos - 150 anos

 

Ano: 2007 / 2008

 

Local:  Estação Cultura - São Carlos

 

Projeto: Livro e Exposição fotográfica 

com imagens atuais e históricas, os hábitos, os costumes, as festas, a culinária, os tipos físicos, a arte e o modo de vida dos muitos povos e etnias que compõem a riqueza cultural de São Carlos.

 

Realização: Prefeitura Municipal de São Carlos por meio da Fundação Pró-Memória de São Carlos

 

Curadoria: Emidio Luisi

 

 

Uè Paesá! –
120 Anos de Imigração italiana no Brasil

 

Ano: 1997/1998/2000

 

Local: Memorial do Imigrante, São Paulo (SP); Conjunto Cultural da CAIXA, São Paulo (SP); Galeria dos Arcos, Porto Alegre (RS), Espaço Cultural Oswaldo Cruz, São Paulo (SP)

 

Projeto: Exposição sobre os 120 anos da Imigração Italiana na cidade de São Paulo.

Curadoria e Fotos: Emidio Luisi

​© Fotograma Imagens

Grupo CPT