PROJETOS

Quem somos

 

FOTOGRAMA FOTOJORNALISMO E DOCUMENTAÇÃO foi fundada em 1985, com a finalidade de ser uma nova opção no mercado fotográfico. Nestes anos temos atuado em projetos culturais e artísticos elaborando exposições, publicações de livros e curadorias, atuando também no ensino da Fotografia, realizando workshops e cursos. Entre as principais publicações, podemos citar Kazuo Ohno (Cosac & Naif), Fotografia de espetáculo (Editora Photos), Ballet Stagium 35 anos (Editora Fotograma) e São Carlos de Todos os Povos (Fundação Pró-Memória São Carlos). 

Projetos em parceria com a Caixa Econômica Federal/ Caixa Cultural
Ue’ Paesá ! Livro e Exposição; Caixa Memória Livro e Exposição; Caixa Populi Exposição e Livro; Os Paulistanos da Paulista. 

Parceria com o Sesc
Antunes Filho “O Poeta da Cena “(Editora Sesc). Exposição e Livro, Paesani Exposição, Workshops por várias unidades do Sesc, interior e capital. 

 

Workshop LUZES DA TOSCANA

 

Luzes da Toscana Encontro Fotográfico é um workshop com vagas limitadas, a ser realizado no período de 12 a 20 de maio de 2017, sob orientação do fotógrafo Emidio Luisi. 

A viagem para a Toscana, já é um grande prazer. Queremos unir o prazer da viagem à experiência do orientador em realizar workshops e projetos culturais ligados a temática da “Etnofotografia”. Este gênero fotográfico tem como objetivo estimular a pesquisa das características do modo de vida de uma determinada comunidade (Toscana) sob os aspectos de sua arquitetura, suas profissões, seu comércio, etc. e assim fazer uma sinopse fotográfica tornando possível preservar a sua memória. 
Cada participante levará seu equipamento digital. Como segundo objetivo do workshop é compartilhar experiências, o portfólio a cada participante será analisado pelo orientador do grupo em sessões coletivas ao longo da viagem, o que poderá contribuir no desenvolvimento de projetos autorais. 

Ao término do workshop será fornecido um certificado de participação e será realizada uma exposição coletiva com algumas fotos editadas do trabalho realizado no workshop, na galeria da Fotograma Imagens.


 

Roteiro Prévio - Toscana

 

Chegada e Hospedagem

1º Dia Partida - 12 de Maio -Sexta-feira

Saída de São Paulo

2º Dia Chegada - 13 de maio - Sábado


Chegaremos pela manhã. No próprio aeroporto haverá um transporte a nossa espera, que nos levará para o Hotel Fazenda em San Gimignano; tarde livre. À noite, no jantar, teremos uma projeção/palestra sobre a Toscana. 
As saídas diárias serão após o café da manhã. Passaremos o dia nas cidades abaixo descritas, retornando no final da tarde; toda noite jantaremos juntos na fazenda. Um transporte nos levará do hotel fazenda aos lugares do nosso roteiro, e nos trará de volta. 


O café da manhã e o jantar serão servidos na fazenda. Todos os alimentos são orgânicos e produzidos no local, incluindo o trigo, as verduras, a carne, o leite.

Atividades Diárias

- 3º Dia - 14 de Maio - Domingo

 

Cidades: Pisa e Lucca

 

Podemos ver:
Batistério, Púlpito por Nicola Pisano, Portal de San Ranieri, Duomo e Torre.

 

 

 

 

 



- 4º Dia - 15 de Maio - Segunda-feira

 

Cidade: Siena

Duomo, Piazza del Campo, Palazzo Publico.

 

Cidade: Montalcino

Fortezza, Enoteca Brunello, Palazzo Vescoville, Palazzo Comunale.

 

 

 

 

- 5º Dia - 16 de Maio - Terça-feira

 

Cidade: Firenze

 

Duomo, Campanile e Batistério, Museu Dell Opera del Duomo, Museu Orsamichele Igreja Santa Croce, Piazza Della Signora, Galeria Della Academia, Piazza Della Republica, Ponte Vecchio, Palazzo Publico.

 

Neste dia faremos uma visita guiada ao museu Alinari, um dos mais importantes museus de fotografia da Europa e a tarde será livre para andarmos por Firenze

 

 

 

 

 

- 6º Dia - 17 de Maio - Quarta-feira

Cidades: Volterra e Monterigioni 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7º Dia - 18 de Maio - Quinta-feira

Cidade: Cortona ( Cidade onde foi filmado "Sob o sol da Toscana" )

 

Museu Dell’Academia, Duomo, Museu Diocesano (Anunciação de Fra Angélico).

 

 

 

 

 

 

- 8º Dia - 19 de Maio - Sexta-feira

 

Visita Hotel Fazenda ( manhã )

A tarde a cidade San Gimigniano

Igreja Collegiata (séc. 11), Piazza del Duomo, Palazzo del Popolo.

 

 

- 9º Dia - 20 de Maio - Sábado - Embarque para o Brasil

Nascido na Itália, começou a fotografar na década de 70. Trabalhou como fotojornalista para a revista Veja SP e para o Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro, dança, etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras, sendo professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior, e recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo e o prêmio ABERJE, em 2011 recebeu o prêmio APCA como fotógrafo do ano . Participa das coleções de fotógrafos brasileiros do Instituto Cultural Itaú e Acervo Coleção MASP - Pirelli. Fez curadorias como: "Projeto Caixa & Memórias", "Projeto Caixa Populi" e "O Palco de Antunes, 50 anos de Teatro" em parceria com a Caixa Econômica Federal; livro Retrospectiva Fotojornalismo 2000 ARFOC. Lançou os livros “Ue´Paesa “ em 1997, Em 2003 "Kazuo Ohno", pela editora Cosac & Naif,. Em 2008 “Ballet Stagium 35 anos”, 2008 “São Carlos de Todos os Povos" a convite da Fundação Pró Memória de São Carlos. No início de 2012, participou da exposição denominada “Ocupação Ballet Stagium”, no Instituto Itaú Cultural; e realizou a exposição “Antunes Filho, poeta da cena”, no SESC Consolação, juntamente com o lançamento do livro de mesmo nome; realizou também a exposição “Paesani”, no SESC Pinheiros. Atualmente fotografa, coordena projetos na área de fotografia e dirige a Fotograma Imagens.

Investimento:

HOSPEDAGEM/ALIMENTAÇÃO/TRANSPORTE TERRESTRE/WORKSHOP ....................... Euro € 2.500 

 

Formas de pagamento: 

Via depósito bancário ou cartão de crédito.


Pagamento será efetuado para a Fotograma Imagens. E poderá ser divididos 08 parcelas 

Hotel Fazenda : Hospedagem /Alimentação (café da manhã, jantar com sobremesa, licores, grapa e vinho à vontade),
Transporte terrestre/Workshop / (transporte buscando e levando no aeroporto e passeios durante a semana)

 

Caso o contrato seja assinado a partir de outubro o número de parcelas será de 08, e o valor de cada parcela será dividido pelo total de € 2.500 euros e assim sucessivamente, conforme o mês que for assinado, ou seja vai diminuindo o número de parcelas e aumentado o valor de cada parcela. O valor do euro será cobrado no valor do cambio do dia do pagamento da parcela, a última parcela deverá ser paga no dia 05 de maio de 2017.

Vagas são limitadas. 

O Projeto para ser realizado precisa ter no mínimo 50 % de participantes.

 

*O transporte aéreo não estará incluso no pacote. 

 

Sugestão de Vôo – Ida e Volta

 

 

 

 

 

 


 

As vagas são limitadas a ordem de inscrição e a efetivação da matricula são um dos critérios para seleção dos participantes. 

No caso de desistência, as parcelas já pagas não serão devolvidas pois os fornecedores são pagos antecipadamente.

Como inscrever-se

Preencha o cadastro abaixo para

eventuais dúvidas e para receber mais informações:

Toscana

Em algum lugar está escrito que até podemos já nascer mestres, mas viajantes nos tornamos (ou não) ao longo da vida. E nenhuma terra mais do que a Toscana tem estimulado a curiosidade, a paixão a cultura de inteiras gerações. Percorremos estradas de pura emoção, com obras de arte e a mais alta tradição culinária. A cada dia uma descoberta, a cada dia um itinerário diferente. Aqui, a localização é a do sentimento, o tempo é o da mente e a direção certa é estar sempre acompanhado de uma bela paisagem. Você está na Toscana!


 

Depoimentos de participantes dos anos anteriores:

Quando decidi fazer o Workshop LUZES DA TOSCANA com o prof. Emidio Luisi, não tinha dimensão da grandiosidade deste curso. Fantástico, Maravilhoso, inesquecível. São palavras que não descrevem a minha satisfação em participar desse evento fotográfico. Lá aprendi que fotografia é muito mais do que composição, exposição. Aprendi a fotografar com o olhar, pois em cada caminho que traçamos existem várias fotos para serem clicadas.

Wedson Dias
Caruaru/PE

 

O workshop Luzes da Toscana foi muito além das minhas expectativas. É claro que o lugar é MARAVILHOSO, mas a interação do grupo foi muito legal e as discussões técnicas sobre fotografia lideradas pelo Emidio Luisi foram muito esclarecedoras, interessantes e produtivas. Ao longo da semana o "olhar" de todos foi mudando e isso se refletiu nas fotografias de maneira muito positiva. Ficou um gosto de quero mais.

Lucila de Avila Castilho
São Paulo/SP

 

Prezado Emídio, gostaria de agradecer-lhe a oportunidade de participar do Workshop Luzes da Toscana! Sua competência na organização do evento e sua maestria ao conduzir nosso olhar foram surpreendentes! 
Os locais idílicos pelos quais nos guiou, associados à recepção calorosa e bem estruturada que recebemos todo o tempo, e ainda a um grupo interessado, em que a afinidade foi imediata, transformou a experiência em algo inesquecível! Pode ter certeza que esta viagem alterou a minha forma de ver, sentir e realizar fotografia! Superou todas as minhas expectativas!!! Obrigada a todos do grupo, a quem hoje chamo meus queridos amigos!!!

Anna Christina Testi Trimmel
Santos/SP

 

Participar do projeto 'Luzes da Toscana' e acompanhar o grupo foi uma experiência maravilhosa. Desvendar uma nova cultura, explorar seus costumes e etnia, por meio da fotografia, me fez crescer enquanto pessoa e profissional. Além de contar com o olhar cuidadoso e as orientações do nosso mestre, o fotógrafo Emidio Luisi."

Bruna Moreschi, assistente do projeto.
Araraquara/SP

 

Viagem que realizou um sonho em lugares incríveis e a certeza de ter trazido na bagagem um grande acervo fotográfico e de conhecimento em historia e fotografia. Obrigada pelo convite, Mestre Emidio.

Mary Padovan
Presidente Wenceslau/SP

 

O convite para o workshop veio ao encontro do meu desejo de conhecer a região da Toscana. O medo e a ansiedade por ser minha primeira viagem na companhia de pessoas que eu não conhecia foram logo superados pelo carinho acolhedor de todos e pela cumplicidade crescente entre o grupo. Estar na Toscana foi me permitir ser envolvida pela magia de uma região onde todos os sentidos são estimulados. Foi a sensação de estar na linha do tempo, entre o passado e o presente. Foi me perder e me achar nas ruelas das pequenas cidades que deixam livre a imaginação. E, ao findar, ter a certeza de que o workshop e o grupo já fazem parte da minha história e que, de uma maneira ou de outra, estarão sempre presentes na minha vida.

Stella Guimarães
Goiânia/GO

 

Uma das melhores experiências de minha vida!

Sergio Luiz Vieira
São Paulo/SP

 

​© Fotograma Imagens