PROJETOS

Esgotado

Quem somos

 

FOTOGRAMA FOTOJORNALISMO E DOCUMENTAÇÃO foi fundada em 1985, com a finalidade de ser uma nova opção no mercado fotográfico. Nestes anos temos atuado em projetos culturais e artísticos elaborando exposições, publicações de livros e curadorias, atuando também no ensino da Fotografia, realizando workshops e cursos. Entre as principais publicações, podemos citar Kazuo Ohno (Cosac & Naif), Fotografia de espetáculo (Editora Photos), Ballet Stagium 35 anos (Editora Fotograma) e São Carlos de Todos os Povos (Fundação Pró-Memória São Carlos). 

Projetos em parceria com a Caixa Econômica Federal/ Caixa Cultural
Ue’ Paesá ! Livro e Exposição; Caixa Memória Livro e Exposição; Caixa Populi Exposição e Livro; Os Paulistanos da Paulista. 

Parceria com o Sesc
Antunes Filho “O Poeta da Cena “(Editora Sesc). Exposição e Livro, Paesani Exposição, Workshops por várias unidades do Sesc, interior e capital. 

 

WORKSHOP SERRAS GAÚCHAS – NOS CAMINHOS DA IMIGRAÇÃO

 

Serras Gauchas é um workshop com vagas limitadas, no período de 16 a 21 de Fevereiro de 2016, sob orientação do fotógrafo Emidio Luisi.

 

“De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-las voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória.” (Henri Cartier-Bresson).

 

A viagem já é um grande prazer. As Serras Gaúchas no cenário nacional é conhecida com um clima de baixas temperaturas, romântica e natureza privilegiada. Conhecer as Serras Gaúchas será como viajar no tempo, voltando às origens da imigração italiana, aproveitando para registrar belas paisagens, monumentos históricos, arquitetura e a maravilhosa gastronomia local. Em suas bagagens, alguns imigrantes não se esqueceram de incluir uma muda de videira. Seguindo tradições de sua terra de origem, logo começaram a cultivar a planta. Muitas outras tradições até hoje são preservadas, passadas de geração para geração, como danças , festas, religião e arte. A Maioria não hesitou em partilhar e recriar as tradições que ajudaram a construir uma nova pátria.

Queremos unir o prazer da viagem à experiência do orientador em realizar workshops e projetos culturais ligados a temática da “Etnofotografia”. Este gênero fotográfico tem como objetivo estimular a pesquisa das características do modo de vida de uma determinada comunidade sob os aspectos de sua arquitetura, suas profissões, seu comércio, etc. e assim fazer uma sinopse fotográfica tornando possível preservar a sua memória. 
 

Cada participante levará seu equipamento digital. Como segundo objetivo do workshop é compartilhar experiências, o portfólio de cada participante será analisado pelo orientador do grupo em sessões coletivas ao longo da viagem, o que poderá contribuir no desenvolvimento de projetos autorais. 
 

Ao término do workshop será fornecido um certificado de participação e será realizada uma exposição coletiva com algumas fotos editadas do trabalho realizado no workshop, na galeria da Fotograma Imagens.


 

Chegada e Hospedagem

 

Hotel Ville Michellon está liberado a partir da tarde de Terça-feira, dia 16 de Fevereiro. 

INÍCIO DAS ATIVIDADES DO WORKSHOP

 

 

Dia 16, Terça-feira , Chegada ao aeroporto de Porto Alegre

 

Translado para o hotel Ville Michellon  Em Bento Gonçalves

 

A noite

Apresentação da metodologia de trabalho

Projeção de trabalhos realizados na área

Orientação para um exercício prático a ser realizado

 

 

Dia 17, Quarta-feira

Realizaremos uma saída fotográfica na "Maria Fumaça" e no Parque temático. O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.

 

A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.

 

 

Foto: Divulgação Turismo "Maria Fumaça"

Parque Temático

Viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região, já é uma realidade. Isso pode ser feito em Bento Gonçalves no Parque Temático Epopéia Italiana. 

Visitar o parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história de um casal de imigrantes, Lazaro e Rosa, bisavós dos idealizadores Susana Giordani e Leonardo Giordani. 

O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo-o sentir as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil. 

Em 2.000 metros de área construída, foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. Os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. 

 

 

Dia 18, Quinta-feira

 

Festa da Uva – Caxias do Sul

 

A Festa da Uva remonta aos inícios da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Entre os primeiros imigrantes era hábito uma certa reverência à terra e à colheita, como elo de ligação entre as pessoas e como respeito pela dádiva do alimento. Em cada travessão, os primeiros núcleos de casas e plantações, realizavam-se comemorações por ocasião da colheita da uva e de outros produtos da terra.

Com o crescimento da colônia, estas primeiras festas agrícolas dispersas foram fundidas em uma única, a Feira

Agro-Industrial, realizada em 1881.

Durante a Revolução de 30 e a II Guerra Mundial, a Festa da Uva foi interrompida, sendo retomada em 1950 por ocasião do 40º aniversário da cidade e dos 75 anos de Imigração Italiana no Brasil. 

 

 

Dia 19, Sexta Feira

 

Caminhos de Pedra

 

PRÉ-REQUISITOS PARA O PARTICIPANTE:

 

  • Conhecimentos básicos de Fotografia

  • Máquina Fotográfica 35 mm, com opções de lente

  • Notebook ou Ipad

 

 

Investimento

HOSPEDAGEM / PASSEIOS E TRANSPORTE TERRESTRE / WORKSHOP ........................................................................... R$ 2.870,00

 

Formas de pagamento: 

1 Entrada na matrícula + 2 parcelas. Via depósito bancário ou cartão de crédito.

 

 

 

 

Vagas são limitadas.

Ordem de inscrição e a efetivação da matricula são um dos critérios para seleção dos participantes. 

 

 

Sugestões de vôo*: 

Avianca : Partida  08h20 - Chegada  09h54 (Direto)

Tam :  Partida  07h25 - Chegada 09h02 (Direto)

Gol :  Partida  08h55 - Chegada 10h23 (Direto)

Azul  : Partida 08h40 - Chegada 10h30 (Direto)

 

Na ida, dia 16: O translado do Aeroporto para o Hotel em Bento Gonçalves estará à  disposição a partir das  12h.

Na volta, dia 21: O transporte estará à disposição no Hotel a partir da 09h30 hs para o aeroporto de Porto Alegre.

 

*O transporte aéreo não está incluso no pacote.

HISTÓRICO

 

Roteiro Caminhos de Pedra

 

Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arq. Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado, área abrangida basicamente pelo Distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) possuía o maior acervo de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, conseqüentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono por que vinha passando desde a década de 1970 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.

 

 

Dia 20, de Fevereiro Sábado

 

Análise do material produzido durante o curso e montagem de um slide show.

 

 

Dia 21, Domingo  

RETORNO PARA SEUS LARES

 

 

 

Garanta sua vaga! Preencha o cadastro abaixo para

eventuais dúvidas e para fazer sua inscrição:

Orientador: Emidio Luisi

 

Foto: Juan Esteves

Nascido na Itália, começou a fotografar na década de 70. Trabalhou como fotojornalista para a revista Veja SP e para o Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro, dança, etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras, sendo professor convidado do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior, e recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo e o prêmio ABERJE, em 2011 recebeu o prêmio APCA como fotógrafo do ano . Participa das coleções de fotógrafos brasileiros do Instituto Cultural Itaú e Acervo Coleção MASP - Pirelli. Fez curadorias como: "Projeto Caixa & Memórias", "Projeto Caixa Populi" e "O Palco de Antunes, 50 anos de Teatro" em parceria com a Caixa Econômica Federal; livro Retrospectiva Fotojornalismo 2000 ARFOC. Lançou os livros “Ue´Paesa “ em 1997, Em 2003 "Kazuo Ohno", pela editora Cosac & Naif,. Em 2008 “Ballet Stagium 35 anos”, 2008 “São Carlos de Todos os Povos" a convite da Fundação Pró Memória de São Carlos. No início de 2012, participou da exposição denominada “Ocupação Ballet Stagium”, no Instituto Itaú Cultural; e realizou a exposição “Antunes Filho, poeta da cena”, no SESC Consolação, juntamente com o lançamento do livro de mesmo nome; realizou também a exposição “Paesani”, no SESC Pinheiros. Atualmente fotografa, coordena projetos na área de fotografia e dirige a Fotograma Imagens.

​© Fotograma Imagens